segunda-feira, 8 de junho de 2009

As Ativiades Econômicas no Brasil - Mariana Medeiros e Maira Rios



A Classificação das Atividades Econômicas
é uma forma de classificar as diversas atividades econômicas exercidas pelas sociedades humanas.
Seções
A - agricultura, produção animal, caça e silvicultura.
B - pesca
C - indústrias extrativas
D - indústrias transformadoras
E - produção e distribuição de eletricidade, gás e água
F - construção
G - comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico.
H - alojamento e restauração
I - transportes, armazenagem e comunicações.
J - atividades financeiras
K - atividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas.
L - administração, defesa e segurança social obrigatória.
M - educação
N - saúde e ação social
O - outras atividades e serviços coletivos, sociais e pessoais
P - famílias com empregados domésticos
Q - organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais


Sub-Secções da Indústria Transformadora
DA - indústrias alimentares, de bebidas e do tabaco
DB - indústria têxtil
DC - indústria do couro e produtos de couro
DD - indústria da madeira e da cortiça e suas obras
DE - indústria da pasta, de papel e cartão e seus artigos, edição e impressão
DF - fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e combustível nuclear
DG - fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais
DH - fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas
DI - fabricação de outros produtos minerais não metálicos
DJ - indústrias metalúrgicas de base e de produtos metálicos
DK - fabricação de máquinas e equipamento,
DL - fabricação de equipamento elétrico e de óptica
DM - fabricação de material de transporte
DN - indústrias transformadoras,


INDÚSTRIAS >

Indústrias automobilísticas,
Nos últimos anos,a indústria automobilística no Brasil têm crescido bastante,atraindo grandes investimentos das principais empresas.No ano de 2007 , a produção automobilística no Brasil cresceu cerca de 14% em relação à 2006, chegando a 3 milhões de veículos,o que torna o país o sexto maior produtor mundial de automovéis.

Indústrias de eletrodomésticos,

Indústria eletrônica,
Os computadores são os últimos e possivelmente os mais importantes produtos de uma indústria que mais que qualquer outra, caracteriza o processo tecnológico vertiginoso verificado no século 20.
A eletrônica , é o estudo do comportamento da eletricidade no vácuo, nos gases e em semicondutores.

Indústrias extrativas como petróleo, gases naturais, mineração entre outras.
Em mineração, temos a Cia. Vale do Rio doce, considerada uma das maiores do mundo na extração de minérios


TRANSPORTES ;

Transportes aéreos,
Transportes Terrestres,
Transportes Marítimos,
Transportes Fluviais
Transportes Ferroviários.

AGRICULTURA ;
A agricultura é, historicamente, umas das principais bases da economia brasileira, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção.Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos, etc.Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o "Brasil, celeiro do mundo" - acentuando a vocação agrícola do país. Apesar disto, a agricultura brasileira apresenta problemas e desafios, que vão da reforma agrária às queimadas; do êxodo rural ao financiamento da produção; da rede escoadora à viabilização econômica da agricultura familiar: envolvendo questões políticas, sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas.

MINERAÇÃO,
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é uma empresa brasileira de mineração, com sede em Araxá, no estado deMinas Gerais, que tem como foco a exploração de nióbio. A empresa é de propriedade da família Moreira Salles, também proprietários do conglomerado Unibanco.


PECUÁRIA,
Avicultura - Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 1950, nos estados da Região Sudeste, principalmente, em São Paulo. Na década de 1970, período em que houve profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, a atividade hoje é liderada pelos estados de Santa Catarina e Mato Grosso.Exportar tem sido uma prioridade para o setor que, em 2001, ultrapassou a barreira do bilhão de dólares com as exportações.
Eqüinocultura- é a parte da zootecnia especial que trata da criação de eqüinos. Normalmente não tem como finalidade a produção de alimentos, embora esse também seja um ramo explorável.
Atividade similar à eqüinocultura (eqüinocultura, no Brasil) é a eqüideocultura que que abrange a criação de asininos (asnos, burros, jumentos) e de seus híbridos com o cavalo: o bar doto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua).
Os cavalos normalmente são criados para serem vendidos e/ou ensinados e em raros casos são usados para a produção de alimentos, já que a carne de cavalo é pouco consumida.
Carne Bovina – também considerada uma das carnes mais adquiridas pelos brasileiros.
Carcinicultura - é a técnica de criação de camarões em viveiros, muito desenvolvida, atualmente, no litoral brasileiro do Rio Grande do Norte.A experiência acumulada nos países onde a carcinicultura vem apresentando crescimento acelerado, tem revelado os seguintes aspectos positivos:
a) econômico, no sentido de que a exploração da atividade de cultivo de camarão pode ser conduzida com bom nível de eficiência de emprego de capital, tanto por pequenos, como por médios e grandes produtores;
b) social, através do emprego maciço de mão-de-obra não especializada, representada pelos próprios pescadores artesanais, que apresentam alto índice de marginalização, com a sensível diminuição, via predação e poluição dos estoques naturais;
c) ecológico, diretamente relacionado com a conservação do meio ambiente, uma vez que essa atividade prima e exige excepcionais condições hidrobiológicas, sendo, portanto, uma grande aliada no efetivo controle das condições ambientais, especialmente quando se leva em consideração que o verdadeiro conceito do desenvolvimento sustentável, passa prioritariamente por uma administração responsável dos recursos hídricos, que deve levar em consideração a função produtiva desses ambientes, a geração de emprego e renda, e a conservação ambiental.

PRODUTOS MANUFATURADOS ;
O produto manufaturado é produzido usando-se, somente, os recursos disponíveis no estabelecimento produtor (casa ou indústria), logicamente, não existe terceirização.


IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS ;

pode se dizer que há uma lista infindável de atividades econômicas hoje no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário