terça-feira, 30 de junho de 2009

Crescimento da População Brasileira - Daniela Rayane e Daiane



Crescimento da população Brasileira
A primeira informação a respeito do crescimento da população brasileira ocorreu no ano de 1872. Esse tipo de informação é muito importante para entender a evolução da população, pois a partir dessas informações o poder público cria alguns projetos e os coloca em prática, como por exemplo, projetos de educação, saúde, segurança e alimentação.

Em 1872, foi decretado que a população era composta por 10 milhões de habitantes, já em 1900, o número de habitantes aumentou para 17,5 milhões, em 1940, o número de habitantes aumentou para 41,2 milhões, já no século XX, a população aumentou cinco vezes mais o seu total.


A partir daí a população no ano de 1970 chegou a ter 93 milhões de pessoas, em 1980 chegou a 119 milhões, em 1991 chegou a ter mais de 145 milhões e em 2000 chegou a quase 166 milhões de pessoas. Esses dados fazem com que o Brasil fique em quinto lugar dos países mais populosos do mundo.

As principais causas do crescimento da população brasileira são o grande número de filhos nas famílias e o grande fluxo migratório.

Mais ou menos no ano de 1970, esse crescimento ficou mais lento, por ter ocorrido algumas mudanças em alguns fatores, como por exemplo, o grande aumento dos custos para sobreviver e o fácil acesso aos métodos anticoncepcionais.

Neste período, as mulheres enfrentaram uma nova realidade, de deixarem os serviços domésticos e começarem a trabalhar fora de casa. Esses fatores fizeram com que elas não tivessem mais tempo para cuidar dos filhos, e vissem que os custos de criação e educação para os filhos seria muito alto.

Gráfico que mostra a evolução da população brasileira.
O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com aproximadamente 190 milhões de habitantes (segundo estimativas do IBGE de 2008), no entanto, nem sempre foi assim. Nos últimos 50 anos o país obteve um enorme crescimento no número de habitantes, observe as evoluções a partir do primeiro recenseamento realizado no país.

Tabela obtida a partir de informações do IBGE.
Da década de 70 até os dias atuais a população passou de 93 milhões para aproximadamente 190 milhões, ou seja, mais que dobrou. Nos primeiros quatro anos do século XXI a população aumentou em cerca de 10 milhões de pessoas.

Quanto às evoluções da população brasileira, a primeira contagem populacional aconteceu em 1872, com base nesse dado fica claro que não há precisão nas informações acerca do número de habitantes anteriores a esta data, tendo em vista que não houve pesquisas oficiais. Até a década de 70, os principais fatores que levaram ao crescimento da população foram: as imigrações e o elevado número de filhos por família.

Após essa década, as taxas de crescimento caíram em virtude de mudanças sociais, tais como:

- As pessoas urbanas se casam mais velhas em relação às que vivem no campo, fato que implica na diminuição do período fértil da mulher, automaticamente ocasiona a redução do número de filhos por família.

- Preocupação com o número de filhos, em decorrência dos elevados gastos com os mesmos (educação, saúde, transporte, entre outros).

- A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias diminuíssem o número de filhos, em razão das dificuldades em educar e cuidar da sua prole.

- Aumento do acesso às informações e aos métodos anticoncepcionais.

Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2050 a população brasileira será de 259,8 milhões de habitantes, revela também que entre os anos 50 e 60 a taxa de crescimento vegetativo era de 3%; em 2004, a taxa caiu para 1,44%; em 2050 irá cair para 0,24% e no ano de 2062 não haverá crescimento. Desse modo, a população sofrerá uma diminuição quanto ao número de habitantes.

Um comentário: